Saúde

Novo aparelho de radioterapia amplia atendimentos na Santa Casa

Equipamento tem o status de mais moderno e avançado da Metade Sul do Estado

Carlos Queiroz -

Desde a última terça-feira (19), a Santa Casa de Pelotas está realizando tratamentos em pacientes oncológicos com novo equipamento de radioterapia, o aparelho de Aceleração Linear Varian - Clinac Cx. O dispositivo chegou ao hospital por meio do Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde e, com ele, o hospital projeta aumentar em até 28% o número de atendimentos mensais.

O aparelho, considerado de última geração, foi obtido depois que o Ministério colocou estes aceleradores lineares à disposição de hospitais que já possuíam serviços de radioterapia em funcionamento em todo o Brasil. De acordo com a Santa Casa, além do equipamento, toda estrutura física onde ele foi instalado foi financiada pelo governo, já que o local necessitava de obra especial, com dimensões específicas para funcionamento do sistema.

A direção do hospital projeta que, pelo fato dos tratamentos com o novo acelerador linear serem realizados com mais rapidez e eficácia, os atendimentos de pacientes de Pelotas e região serão mais ágeis, tornando melhores os resultados dos tratamentos oncológicos. Segundo a Santa Casa, até então o setor de radioterapia atendia mensalmente de 65 a 70 pacientes. Com o novo equipamento, a estimativa é que amplie para 85 a 90 por mês.

Atualização

A instituição ainda enfatiza que o equipamento recebeu melhorias em seu software e hardware. Esta atualização dá o status de equipamento de radioterapia mais moderno e avançado da Metade Sul do Estado, ampliando variedades de tratamentos, dando maior qualidade no serviço desempenhado pelas equipes e facilitando para pacientes que não precisarão mais se deslocar para outras cidades. Entre 60% e 70% dos pacientes que recebem o tratamento oncológico são do Sistema Único de Saúde (SUS).

Médico radio-oncologista do Ceron Santa Casa, Dercio Zerwes explica que a diferença da máquina de radioterapia atual em relação à nova é o fato do acelerador linear possuir sistema que permite tratar, praticamente, todos os pacientes que necessitam de radioterapia externa. "Agora, será possível realizar radio cirurgias (que não é uma cirurgia, mas parece) e radioterapia com IMRT-VMAT (intensity modulated radiation therapy)", explica.

O especialista ressalta, ainda, que o tratamento com o aparelho é um processo rápido, realizado em no máximo dez minutos. "E os resultados com essa nova possibilidade melhoram, pois nós temos menos radiação fora da área que precisa ser irradiada. Além disso, temos certeza que estamos fazendo um tratamento absolutamente correto, conforme o paciente precisa."

Benefícios a pacientes de outras cidades

Desde a interdição do setor de radioterapia da Santa Casa de Rio Grande, pacientes oncológicos do hospital passaram a ter que se deslocar a Pelotas e a Porto Alegre para realizar seus tratamentos. Contudo, o fato do novo equipamento na casa de saúde de Pelotas realizar os procedimentos com mais rapidez e gerar mais possibilidade de atendimentos deve se refletir em número maior de pacientes de Rio Grande e outras cidades podendo fazer suas sessões de radioterapia sem necessidade de deslocamento até a capital.

"Importante ressaltar que com esse investimento, no Ceron poderão se realizar a maioria dos procedimentos em radioterapia de alta complexidade, tais como já são realizados em centros avançados de radioterapia no Brasil e exterior", destaca Zerwes.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 2,7 milhões  de famílias aguardam o Auxílio Brasil Anterior

Mais de 2,7 milhões de famílias aguardam o Auxílio Brasil

A tradição e o legado dos colonos Próximo

A tradição e o legado dos colonos

Deixe seu comentário